Mil e uma palavras para conhecer antes de crescer...

quarta-feira, 28 de novembro de 2012

José Fanha

José Fanha é poeta e escritor.

De Sílvia Alves

Arquiteto de formação teve uma breve passagem pelas obras de Arquitetura. Cedo se mudou para outras obras com letras, as das canções, as da poesia a que dá a voz, a uma nova arquitetura: a da escrita com palavras.

Escreveu muitos textos para Televisão, para programas infantis e para telenovelas, e para Teatro e Cinema.

Durante muitos anos foi também professor de Artes, no Ensino Secundário. E, como gosta muito de estudar, fez um mestrado em Educação e Leitura e anda a meio de um doutoramento sobre “História da Educação e da Cultura Escrita em Portugal”.

“A Porta”; “Cantigas e Cantigos”; “Os Sapatos do Pai Natal”; “Diário inventado de um menino já crescido”; “Histórias para contar em noites de luar”; "Esdrúxulas Graves e agudas Magrinhas e Barrigudas"; “Zeca Tum-Tum” e “A Namorada Japonesa do Meu Avô” são alguns dos seus livros para crianças e jovens de idades várias.

Participa em muitos encontros de leitores grandes e pequenos e sessões de poesia, em escolas e bibliotecas de todo o país.

Se algum de vós algum dia o ouviu, num desses encontros na vossa escola, sabe que fala com imenso orgulho de seus três filhos: o João, que ilustrou alguns dos seus livros, e a Matilde e a Sara que inspiraram algumas das suas histórias, por exemplo “Os Sapatos do Pai Natal”.

Fala também com muito carinho e saudade de sua Avó Emília de quem terá herdado o gosto de ler em todo o lado. Viaja sempre com um livro e gosta de partilhar opiniões sobre as suas leituras.

Os seus próximos livros: a sua “Poesia” reunida, edição Lápis de Memórias e “As orelhas Voadoras” com ilustrações de Fátima Afonso. Coleção Asas de Papel, Editora Paulinas.

Bem disposto e amável, José Fanha, é o nosso convidado de dezembro aqui no Sabe Mais…

Podem também encontrá-lo em blogues como: 

No Facebook, no Twitter…

E, claro, numa biblioteca, no meio de uma história, dentro de um livro.

Bruxinha

1 comentário:

Seguidores